CHEF DECOR | IFBG
Silvia Cabrino vence o Chef Decor 2018
30/11/2018
Minuto Gastronômico IFBG
15/02/2019
Mostrar tudo

CHEF DECOR

O Chef Decor Campinas revelou, em sua primeira edição de 2017, talentos gastronômicos entre os profissionais de arquitetura e design de interiores. Entre os cinco concorrentes na disputa, o vencedor foi o designer de interiores Michel Lebedka, premiado com troféu, curso de gastronomia e outros produtos. O evento voltou este ano com formato ainda mais desafiador: foram selecionados seis profissionais e os jantares individuais foram transformados em batalhas entre dois chefs por noite.
Os participantes, que vão colocar seus dotes culinários à prova, enxergam no Chef Decor uma oportunidade de oferecer uma nova experiência aos convidados e, também, um desafio pessoal. Após as três batalhas, os finalistas serão escolhidos na grande final e vão cozinhar seus pratos ao vivo para os jurados, em um coquetel com aproximadamente 200 convidados.
Como em um projeto de arquitetura, na gastronomia eles também vão pesquisar, garimpar e escolher elementos para compor um espaço. Precisam pensar na proporção, na estética, no impacto de suas escolhas e na funcionalidade da criação. Todos os sentidos devem ser levados em conta, desde o visual até o momento da primeira garfada.
A pesquisa dos conceitos e ingredientes que os chefs vão adotar em seus jantares teve início na abertura do evento, no último dia 17 de outubro, na Saccaro. Considerando suas raízes, preferências e histórias pessoais, os integrantes vão submeter suas propostas de menus à prévia aprovação do chef Emerson Donadon, coach e jurado técnico do evento.
“Iremos acompanhar desde a escolha do prato, ingredientes, até a receita. Tudo para auxiliar os profissionais na execução de um jantar para 20 pessoas, o que para um cozinheiro amador é um grande desafio”, explica o publicitário Lenine Faria, organizador do Chef Decor. Todos os pratos dos seis menus serão harmonizados com vinhos selecionados por sommeliers da Decanter, de Campinas, que fornecerá os rótulos para o evento.
Participantes
Os candidatos foram indicados por seus próprios pares de profissão, em uma pesquisa que envolveu cerca de 100 arquitetos, designers de interiores e empresários do setor, realizada pela Prosa Brand Content. Como regra, eles não possuem qualquer experiência profissional na área de gastronomia, assim como seus sous-chefs.
Os candidatos indicados são: os arquitetos André Zazeri, Aldomar Caprini, Fernanda Antunes, Mariana Oliva, Nelson Bergamo e Sivia Cabrino.
No evento de lançamento, ótimas dicas e experiências foram compartilhadas pelos chefs que participaram no ano passado. Mas a maior preocupação é com o tempo, pois diferente de cozinhar entre a família e amigos, desta vez os pratos serão feitos diante de um corpo de jurados, composto por renomados nomes da gastronomia, jornalistas e outros profissionais de arquitetura e design de interiores.
O evento, lançado no último dia 17, terá os primeiros jantares nesta segunda-feira, 29/10. Serão três noites de batalhas e cada uma terá dois jantares, compostos de menu com prato principal e sobremesa, para 20 pessoas, numa das lojas do setor, que serão as anfitriãs do Chef Decor. A grande final terá disputa ao vivo para um público de 200 pessoas.
Agenda
29/10 – Primeira Batalha (2 jantares) – Trevisan Premium Store
Chefs: Silvia Cabrino e Nelson Bergamo
05/11 – Segunda Batalha (2 jantares) – Portobello)
Chefs: André Zazeri e Aldomar Caprini
12/11 – Terceira Batalha (2 jantares) – Romanzza
Chefs: Mariana Oliva e Fernanda Antunes
28/11 – Grande final
Jurados
Farão parte do júri fixo o designer de interiores Luís Roberto de Castro Rios, a organizadora de confrarias gastronômicas, Rosa Jannini, e o chef Emerson Donadon, diretor da Amaô Gastronomia. Um jornalista convidado e um ex-Chef Decor farão parte de um júri rotativo.
Os chefs 2017 e agora jurados são: a arquiteta Letícia Telles, o arquiteto Fernando Consoni, o arquiteto Marcos Xavier, a arquiteta Roseana Monteiro e o designer de interiores Michel Lebedka.
Serão julgados os seguintes itens:
• Tempo
• Técnica
• Visual/Empratamento
• Sabor
• Harmonia entre os pratos (menu)
Primeiro colocado
Troféus para vencedores e loja, Curso de Gastronomia Compacto Premium no IFBG (Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia), produtos da marca francesa Staub e presentes da Camicado.
Segundo colocado
Placas de homenagem, Curso de Gastronomia Compacto Menu no IFBG, produtos da marca francesa Staub e presentes da Camicado.
Do terceiro ao quinto colocados
Curso de Gastronomia Compacto no IFBG e presentes da Camicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *